Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ÁLBUM: Tintim no Congo

+10
Bianca Castafiore
Tatyana
marcos gaffree
Fred J Burnay
Abdallah
tintinofilo_pedro
tintim
KOR
Irma
Britto
14 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Irma Qua Dez 22, 2010 10:32 am

marcos gaffree escreveu:Estou pesquisando Tintim na Africa e sua edição original entre processos, calúnias, etc, ja teve diversas mudanças de texto, daqui a pouco a história vai ficar irreconhecível.
Tudo em nome da demagogia e dos bons costumes.
Não acredito que Tintim na África (ou no Congo, como preferir...) ainda seja modificado! Pelo que eu sei o livro foi modificado por Hergé mesmo, e agora que ele morreu isso é difícil acontecer!

Irma

Mensagens : 181
Data de inscrição : 08/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Britto Sex Mar 25, 2011 4:33 pm

Novidade no caso Tintim no Congo: Ministério Público decide que caso deverá ser julgado pelo Tribunal Comercial.
Todos os detalhes aqui: http://www.tintimportintim.com/2011/03/rapidinhas-tintim-por-tintim-marco.html
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  KOR Sáb Mar 26, 2011 9:51 am

Britto escreveu:Novidade no caso Tintim no Congo: Ministério Público decide que caso deverá ser julgado pelo Tribunal Comercial.
Todos os detalhes aqui: http://www.tintimportintim.com/2011/03/rapidinhas-tintim-por-tintim-marco.html

Mas olha só, por essa não esperava Tintim
KOR
KOR

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/07/2010
Idade : 30
Localização : Sildávia

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Britto Sáb Mar 26, 2011 3:45 pm

Para alguns pode parecer até pouca coisa, mas a verdade é que esta é uma primeira derrota para Bienvenu Mondondo e consequentemente uma vitória para a Casterman e a Moulinsart. Por quê? Porque no Tribunal de Comércio, o que vai contar mais é a questão da proibição de venda, e vamos concordar que há 99% de chances do álbum NÃO ser proibido. Os advogados de Mondondo queriam que a corte penal internacional julgasse o caso, e assim poderiam ter o apoio de associações e organizações anti-racismo e a favor dos direitos humanos. Só não sei se ainda pode se decidir pela inclusão da tarja falando sobre o conteúdo racista... mas de uma forma ou de outra, é bem provável que no Tribunal de Comércio as duas empresas não saiam perdendo, afinal há muito dinheiro em jogo Rastapopoulos
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Tatyana Sáb Mar 26, 2011 4:44 pm

O que Modondo fez é coisa de quem não tem nada para fazer! Evil or Very Mad
Ou ele queria ganhar os 5 minutos de fama. Tem sempre alguém que quer se aparecer as custas dos outros.
Bem feito para ele! Laughing

Tatyana

Mensagens : 276
Data de inscrição : 09/02/2011
Idade : 33
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Britto Sáb Mar 26, 2011 4:55 pm

Acho que, no fundo ele nem queria aparecer. Mas o caso está se arrastando tanto, mas tanto, que seria um desaforo para ele desistir assim. Não o culpo por isso, o problema é que a justiça pode ser muito lenta quando quer, ainda mais se tratando de empresas poderosas como as que estão envolvidas.
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Tatyana Sáb Mar 26, 2011 5:41 pm

Britto escreveu:Acho que, no fundo ele nem queria aparecer. Mas o caso está se arrastando tanto, mas tanto, que seria um desaforo para ele desistir assim. Não o culpo por isso, o problema é que a justiça pode ser muito lenta quando quer, ainda mais se tratando de empresas poderosas como as que estão envolvidas.

Mesmo se a justiça fosse rápida, seria ridículo tirar o álbum de circulação só porque uma pessoa achou (não sei de onde) que tem conteúdos racistas!
E é ele (Modondo) o mente poluída da história, a maldade está na mente dele, pois não sei o que ele viu de tão racista!

Tatyana

Mensagens : 276
Data de inscrição : 09/02/2011
Idade : 33
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Britto Sáb Mar 26, 2011 5:52 pm

Taty, vamos ser realistas: se um estrangeiro retratar o Brasil da maneira como ele realmente é, muita gente vai reclamar, não acha?
Mondondo é congolês, e apesar de eu não concordar com o ponto de vista dele, entendo que o orgulho patriota/racial falou mais alto.

A questão para ele é que Tintim é retratado como o colonizador europeu, branco, que é endeusado pelos ingênuos congoleses, negros. E há cenas que ele usa como exemplo, como a cena do comboio, em que Tintim manda os nativos levantarem a locomotiva (que foi derrubada por um simples automóvel) e Milu (um cãozinho branco, por cinal) os chama de preguiçosos...
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Tatyana Sáb Mar 26, 2011 6:08 pm

Britto escreveu:Taty, vamos ser realistas: se um estrangeiro retratar o Brasil da maneira como ele realmente é, muita gente vai reclamar, não acha?
Mondondo é congolês, e apesar de eu não concordar com o ponto de vista dele, entendo que o orgulho patriota/racial falou mais alto.

A questão para ele é que Tintim é retratado como o colonizador europeu, branco, que é endeusado pelos ingênuos congoleses, negros. E há cenas que ele usa como exemplo, como a cena do comboio, em que Tintim manda os nativos levantarem a locomotiva (que foi derrubada por um simples automóvel) e Milu (um cãozinho branco, por cinal) os chama de preguiçosos...

Sei Britto, mas Modondo radicazou, exagerou, fantasiou!!!
E se alguém relatasse o Brasil como ele realmente é, não veria problema, desde de que seja relatada a verdade, que nem sempre é agradável. E penso que seria até bom, para ver se a maioria acorda para a vida de uma vez por todas!

Tatyana

Mensagens : 276
Data de inscrição : 09/02/2011
Idade : 33
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Britto Sáb Mar 26, 2011 6:21 pm

Acho que não usei a expressão correta, não quis dizer "como ele realmente é", mas sim "de maneira caricata", ressaltando os defeitos da população. É como, por exemplo, quando taxam os baianos de preguiçosos. Apesar da maioria levar na esportiva, sempre tem quem se ofenda. E acho que foi isso o que aconteceu com ele.
Só que, como você disse, ele pode ter exagerado. Mas está lutando pelo que considera ser seu direito...
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  KOR Sáb Mar 26, 2011 6:25 pm

O que o Brasil produz obras falando da situação verídica do Brasil.Muitos dos filmes que fazem sucesso são críticas a situação do país como ela realmente é (vide Tropa de Elite por exemplo).Penso que não seja um motivo de raiva ou que causaria raiva.

O problema é que quem fez Tintim no Congo mostrando o Congo como ele realmente é não foi um congolês...É inegável que há certa falta de respeito com a nação um cara ficar falando do lugar, mas a intenção de Hergé não foi ridicularizar o país, claro!E mesmo que ele tenha ressaltado os defeitos, como o Britto corrigiu, acho que Modondo exagerou porque está meio claro que Hergé não tinha a intenção...

Ainda assim, é tudo uma questão de perspectiva.Entendo o ponto de vista dele, não concordo, mas entendo.

KOR
KOR

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/07/2010
Idade : 30
Localização : Sildávia

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Britto Sáb Mar 26, 2011 6:40 pm

Bienvenu Mondondo está errado pelo simples fato de que Hergé criou "Tintim no Congo" numa época em que tudo aquilo que é feito no álbum era completamente normal. E a versão anterior, em preto-e-branco, era ainda pior, imagina se Hergé não tivesse refeito?

Considero que os maus tratos aos animais são muito piores que as questões de racismo no álbum, mas vocês veem alguma sociedade reclamando disso? Não, pelo mesmo fato citado acima. A época em que uma obra foi escrita muda tudo. O contexto era outro, mas parece que isso não entra na cabeça dele... Sir Francis
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  KOR Sáb Mar 26, 2011 6:51 pm

Britto escreveu:Bienvenu Mondondo está errado pelo simples fato de que Hergé criou "Tintim no Congo" numa época em que tudo aquilo que é feito no álbum era completamente normal. E a versão anterior, em preto-e-branco, era ainda pior, imagina se Hergé não tivesse refeito?

Considero que os maus tratos aos animais são muito piores que as questões de racismo no álbum, mas vocês veem alguma sociedade reclamando disso? Não, pelo mesmo fato citado acima. A época em que uma obra foi escrita muda tudo. O contexto era outro, mas parece que isso não entra na cabeça dele... Sir Francis

Outro dia uma girafa veio reclamar para mim Rolling Eyes
KOR
KOR

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/07/2010
Idade : 30
Localização : Sildávia

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Tatyana Sáb Mar 26, 2011 6:52 pm

Britto escreveu:Bienvenu Mondondo está errado pelo simples fato de que Hergé criou "Tintim no Congo" numa época em que tudo aquilo que é feito no álbum era completamente normal. E a versão anterior, em preto-e-branco, era ainda pior, imagina se Hergé não tivesse refeito?

Considero que os maus tratos aos animais são muito piores que as questões de racismo no álbum, mas vocês veem alguma sociedade reclamando disso? Não, pelo mesmo fato citado acima. A época em que uma obra foi escrita muda tudo. O contexto era outro, mas parece que isso não entra na cabeça dele... Sir Francis

Entendo o que vocês falam, perfeitamente!
Mas só acho que Modondo, antes de mover este processo, deveria analisar muito bem o contexto em que o álbum foi feito, tudo era bem diferente na época de Hergé. Agora, só porque as leis e a mentalidade são outras, hoje, tem que se proibir o álbum de circular, sendo que existem assuntos mais graves a se discutir?

Tatyana

Mensagens : 276
Data de inscrição : 09/02/2011
Idade : 33
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Bianca Castafiore Sáb Mar 26, 2011 6:53 pm

Eu acho que ele não pensou muito que um simples processo viraria essa bola de neve toda!
Bianca Castafiore
Bianca Castafiore
Moderador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 23/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Tatyana Sáb Mar 26, 2011 6:59 pm

Bianca Castafiore escreveu:Eu acho que ele não pensou muito que um simples processo viraria essa bola de neve toda!

Pode até ser, mesmo!
Pode ter sido leviano, mas gerou um grande desconforto!

Tatyana

Mensagens : 276
Data de inscrição : 09/02/2011
Idade : 33
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Britto Sáb Abr 02, 2011 3:44 pm

Pessoal, queria que lessem este artigo sobre Tintim no Congo. A autora parece ter a mesma posição de Bienvenu Mondondo. Leiam tentando entender o ponto de vista deles:

http://portedoree.blogspot.com/2011/03/quadrinhos-tintin-au-congo.html
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Tatyana Sáb Abr 02, 2011 9:05 pm

Cada cabeça, uma sentença.

Tatyana

Mensagens : 276
Data de inscrição : 09/02/2011
Idade : 33
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Britto Seg Abr 18, 2011 9:18 pm

Julgamento tem data marcada: 30 de setembro.
Será que agora vai?
http://www.tintimportintim.com/2011/04/julgamento-de-tintim-no-congo-tem-data.html
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Fred J Burnay Sex Abr 22, 2011 3:05 pm

Britto escreveu:Julgamento tem data marcada: 30 de setembro.
Será que agora vai?
http://www.tintimportintim.com/2011/04/julgamento-de-tintim-no-congo-tem-data.html

30 de Setembro, ainda falta muito.. Espero que o julgamento seja cancelado Suspect

Fred J Burnay
Moderador

Mensagens : 895
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 30
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Britto Sex Abr 22, 2011 3:10 pm

Fred J Burnay escreveu:
Britto escreveu:Julgamento tem data marcada: 30 de setembro.
Será que agora vai?
http://www.tintimportintim.com/2011/04/julgamento-de-tintim-no-congo-tem-data.html

30 de Setembro, ainda falta muito.. Espero que o julgamento seja cancelado Suspect
Espero que não. Acho melhor que o caso se resolva logo, mesmo que isso resulte na venda do livro com uma tarja de advertência na capa. Independente do veredicto, tenho certeza que a popularidade do álbum não será afetada negativamente, pelo contrário, tende a vender mais, mesmo que clandestinamente pirat
E outra, o resultado do julgamento deve se limitar à Belgica e talvez alguns países da Europa. Pelo que entendi a proibição, se houver (o que duvido muitíssimo) não será a nível mundial.
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Fred J Burnay Seg Abr 25, 2011 11:23 am

Britto escreveu:
Fred J Burnay escreveu:
Britto escreveu:Julgamento tem data marcada: 30 de setembro.
Será que agora vai?
http://www.tintimportintim.com/2011/04/julgamento-de-tintim-no-congo-tem-data.html

30 de Setembro, ainda falta muito.. Espero que o julgamento seja cancelado Suspect
Espero que não. Acho melhor que o caso se resolva logo, mesmo que isso resulte na venda do livro com uma tarja de advertência na capa. Independente do veredicto, tenho certeza que a popularidade do álbum não será afetada negativamente, pelo contrário, tende a vender mais, mesmo que clandestinamente pirat
E outra, o resultado do julgamento deve se limitar à Belgica e talvez alguns países da Europa. Pelo que entendi a proibição, se houver (o que duvido muitíssimo) não será a nível mundial.

Sim, se as coisas forem bem resolvidas é melhor o livro ir mesmo a julgamento o mais rápido possível, mas o que era bom é que este julgamento colocase um ponto final neste assunto, sendo o livro racista ou não.
Também duvido muito qualquer proibição.

Fred J Burnay
Moderador

Mensagens : 895
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 30
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Rodolfo Albiero Ter Abr 26, 2011 10:30 pm

Na boa, eu li o livro uma vez há alguns anos e achei ridículo. Mas mais ridículo ainda é quer censurar isso. Explico: há que se considerar o contexto em que a história foi escrita. Não existia isso de politicamente correto. Enfim, eu não gostei do livro, achei siceramente uma grande droga. Mas não tem cabimento proibir a venda dele, isso é querer apagar a história. Do mesmo jeito que eu não gostei, qualquer um aqui pode gostar. Eu fiz questão de ler para poder emitir uma opinião. E acho que todo mundo tem direito de fazer o mesmo. Sou totalmente contra esse tipo de censura. Se for assim, vão ter que censurar um monte de séries, filmes etc.
Rodolfo Albiero
Rodolfo Albiero

Mensagens : 101
Data de inscrição : 26/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  lilisoft Sáb Jan 07, 2012 5:08 pm

Também Hergé, quando fez "Tintin no Congo", ele tinha 20 e tais anos, e nesses anos, as pessoas não têm juizo! Very Happy
lilisoft
lilisoft

Mensagens : 125
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 26
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Fred J Burnay Dom Jan 08, 2012 9:13 am

lilisoft escreveu:Também Hergé, quando fez "Tintin no Congo", ele tinha 20 e tais anos, e nesses anos, as pessoas não têm juizo! Very Happy
Ahah gostei desse comentário Lilisoft tongue

Fred J Burnay
Moderador

Mensagens : 895
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 30
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 2 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos