Blake & Mortimer
4 participantes
:: Área Geral :: Além de Tintim
Página 1 de 1
Blake & Mortimer
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Blake & Mortimer (Les Aventures de Blake et Mortimer) é uma série de álbuns criada por Edgar Pierre Jacobs (1904-1987), antigo colaborador de Hergé. A série narra as aventuras de dois amigos, o professor Philip Mortimer e o capitão Francis Blake, que desvendam crimes e enfrentam seu principal inimigo, o coronel Olrik.A estreia aconteceu na revista Le Journal de Tintin em 26 de setembro de 1946. Após a morte de Jacobs, em 1987, a aventura incompleta "As três formulas do professor Sato" foi desenhada por Bob de Moor, seguindo os esboços de Jacobs. Depois a série foi continuada por outros autores e continua a ser publicada atualmente.
Lista de álbuns publicados:
- Por Edgar P. Jacobs:
1950 - O Segredo do Espadão - vol. 1
1953 - O Segredo do Espadão - vol. 2
1953 - O Segredo do Espadão - vol. 3
1954 - O Mistério da Grande Pirâmide - vol. 1
1955 - O Mistério da Grande Pirâmide - vol. 2
1956 - A Marca Amarela
1957 - O Enigma da Atlântida
1959 - S.O.S. Meteoros
1962 - A Armadilha Diabólica
1967 - O Caso do Colar
1977 - As Três Fórmulas do Professor Sato - vol. 1
1990 - As Três Fórmulas do Professor Sato - vol. 2, colaboração de Bob de Moor
- Por outros autores:
1996 - O Caso Francis Blake, de Ted BENOIT & Jean VAN HAMME
2000 - A Maquinação Voronov, de André JUILLARD & Yves SENTE
2001 - O Estranho Encontro, de Jean Van Hamme & Ted Benoit
2003 - Os Sarcófagos do 6.º Continente - vol. 1, de Yves Sente & André Juillard
2004 - Os Sarcófagos do 6.º Continente - vol. 2, de Yves Sente & André Juillard
2008 - O Santuário de Gondwana - de Yves Sente & André Juillard
2009 - A Maldição dos Trinta Denários - vol. 1, de René Sterne, Chantal de Spiegeleer & Jean Van Hamme
2010 - A Maldição dos Trinta Denários - vol. 2, de Jean Van Hamme & Antoine Aubin
Os álbuns já foram publicados em Portugal, mas pode ser encontrado para venda no Brasil em lojas especializadas ou pela internet.
Uma série de animação baseada na série foi produzida em 1997. Com 26 episódios de 26 minutos cada, o desenho animado foi produzido pela Ellipse (mesmo estúdio da série de Tintim) e Cactus Animation. A direção foi de Stéphane Bernasconi (que também dirigiu a série de Tintim) e Yannick Barbaud. Nove dos álbuns originais foram adaptados, e quatro novos argumentos foram criados para a série, sempre respeitando o estilo de Edgar P. Jacobs.
Confira a abertura da série:
Na Bélgica, os personagens quase tão amados quanto Tintim:
Site oficial: http://www.blakeetmortimer.comNa Bélgica, os personagens quase tão amados quanto Tintim:
Matéria em português sobre a série: http://makejetomosso.wordpress.com/2008/10/08/o-francis-blake-e-o-philip-mortimer
Trechos da série dublados em português de portugal:
https://www.youtube.com/watch?v=bOx-eQ8smxo
https://www.youtube.com/watch?v=u5lB9hzBUws
Lendo Blake & Mortimer
No momento estou lendo "O Enigma da Atlântida", da série Blake e Mortimer. Pra quem não sabe, a série foi criada por Edgar P. Jacobs, amigo e colaborador de Hergé.
É uma edição portuguesa, então está em português de Portugal. Até o momento não tenho uma opinião 100% definida, mas acho que a história demora muito para engrenar - 25 páginas depois (de um total de 64) e eu quase perdia a paciência! Mas quando terminar de ler dou uma opinião mais concreta...
É uma edição portuguesa, então está em português de Portugal. Até o momento não tenho uma opinião 100% definida, mas acho que a história demora muito para engrenar - 25 páginas depois (de um total de 64) e eu quase perdia a paciência! Mas quando terminar de ler dou uma opinião mais concreta...
Re: Blake & Mortimer
Britto escreveu:No momento estou lendo "O Enigma da Atlântida", da série Blake e Mortimer. Pra quem não sabe, a série foi criada por Edgar P. Jacobs, amigo e colaborador de Hergé.
Espero que a minha participação no fórum durante estes anos todos tenha ajudado a compreender melhor o português de Portugal
Pois é, os livros de Blake e Mortimer têm muitas falas e muitas legendas, mas têm grande valor nas histórias e nos desenhos...
Como nós estamos habituados a Tintim, começar a ler Blake e Mortimer é um pouco difícil...
P.S- Volto a recomendar o álbum duplo "A Maldição dos Trinta Denários"
Fred J Burnay- Moderador
Fred J Burnay escreveu:Britto escreveu:No momento estou lendo "O Enigma da Atlântida", da série Blake e Mortimer. Pra quem não sabe, a série foi criada por Edgar P. Jacobs, amigo e colaborador de Hergé.
Espero que a minha participação no fórum durante estes anos todos tenha ajudado a compreender melhor o português de Portugal
Pois é, os livros de Blake e Mortimer têm muitas falas e muitas legendas, mas têm grande valor nas histórias e nos desenhos...
Como nós estamos habituados a Tintim, começar a ler Blake e Mortimer é um pouco difícil...
P.S- Volto a recomendar o álbum duplo "A Maldição dos Trinta Denários"
Na verdade, Fred, é um português muito formal - acho que devido à época.
E acho a maioria das legendas desnecessárias. Algumas simplesmente descreve o que está desenhado nos quadrinhos...
Terminei de ler "O Enigma da Atlântida". Pretendo falar mais sobre o livro no blog, mas desde já adianto que não curti muito...
Li também "S.O.S. Meteoros", e este sim, me fez ver que vale a pena ler Blake e Mortimer. O clima de suspense e aventura é muito melhor, dá um banho no álbum anterior! Além de ter um colorido mais bonito, as cenas - sobretudo as de perseguição - parecem ter saído de um filme de ação. Recomendo!
Comecei a ler "A Armadilha Misteriosa", e já vi que há referências a 'Meteoros'. A conferir...
Li também "S.O.S. Meteoros", e este sim, me fez ver que vale a pena ler Blake e Mortimer. O clima de suspense e aventura é muito melhor, dá um banho no álbum anterior! Além de ter um colorido mais bonito, as cenas - sobretudo as de perseguição - parecem ter saído de um filme de ação. Recomendo!
Comecei a ler "A Armadilha Misteriosa", e já vi que há referências a 'Meteoros'. A conferir...
Terminei de ler "A Armadilha Diabólica" e gostei, apesar de achar que do meio para o fim a história fica um pouco chata. É uma aventura bem fantasiosa sobre viagens no tempo, mas no final deixa uma mensagem sobre a importância de valorizar o presente...
Atualmente estou lendo o último da minha (atual) coleção, "O Caso do Colar". Começou bem, vamos ver se continua assim até o final!
Atualmente estou lendo o último da minha (atual) coleção, "O Caso do Colar". Começou bem, vamos ver se continua assim até o final!
Já li esses álbuns, e gostei, principalmente d"O Caso do Colar", que retrata uns subterrâneos da cidade de Paris.Britto escreveu:Terminei de ler "A Armadilha Diabólica" e gostei, apesar de achar que do meio para o fim a história fica um pouco chata. É uma aventura bem fantasiosa sobre viagens no tempo, mas no final deixa uma mensagem sobre a importância de valorizar o presente...
Antóniosal- Mensagens : 52
Até então estou gostando... Acho que termino a leitura hoje, então venho aqui para comentar.Antóniosal escreveu:Já li esses álbuns, e gostei, principalmente d"O Caso do Colar", que retrata uns subterrâneos da cidade de Paris.Britto escreveu:Terminei de ler "A Armadilha Diabólica" e gostei, apesar de achar que do meio para o fim a história fica um pouco chata. É uma aventura bem fantasiosa sobre viagens no tempo, mas no final deixa uma mensagem sobre a importância de valorizar o presente...
Terminei "O Caso do Colar" e achei ótimo. Entre os quatro, foi o meu favorito, seguido por "S.O.S. Meteoros".
Britto escreveu:Terminei "O Caso do Colar" e achei ótimo. Entre os quatro, foi o meu favorito, seguido por "S.O.S. Meteoros".
Ainda não li "O Caso do Colar" mas pelo titulo parece ser bom, deve "fugir" um pouco à habitual ficção cientifica...
Fred J Burnay- Moderador
Série
Boa noite. É minha primeira participação neste fórum. Eu nunca li nenhum dos livros de B & M, mas estou assistindo os desenhos da série. A produção, por ser a mesma do Tintin, é muito parecida. Os episódios são bons. São muito corridos. Assisto em frances com legendas em Português (de Portugal). Os meus Dvds são de Portugal, e tem a opção de áudio em português. Mas é muito ruim.
Um abraço a todos.
emersons- Mensagens : 1
Olá, Emerson.emersons escreveu:
Boa noite. É minha primeira participação neste fórum. Eu nunca li nenhum dos livros de B & M, mas estou assistindo os desenhos da série. A produção, por ser a mesma do Tintin, é muito parecida. Os episódios são bons. São muito corridos. Assisto em frances com legendas em Português (de Portugal). Os meus Dvds são de Portugal, e tem a opção de áudio em português. Mas é muito ruim.
Um abraço a todos.
Seja bem-vindo ao fórum. As coisas andam paradas por aqui... rsrs
Mas os álbuns de Blake e Mortimer são interessantes. Estou devendo um artigo a respeito no blog...
:: Área Geral :: Além de Tintim
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos