Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Les Aventures de Saint-Tin et son ami Lou (Gordon Zola)

Ir para baixo

Les Aventures de Saint-Tin et son ami Lou (Gordon Zola) Empty Les Aventures de Saint-Tin et son ami Lou (Gordon Zola)

Mensagem  Britto Sex Mar 25, 2011 4:40 pm

Em 2009, o escritor conhecido na França como Gordon Zola foi processado pela Sociedade Moulinsart. A disputa judicial continua, e o objetivo da empresa é impedir a publicação da série em quadrinhos Les Aventures de Saint-Tin et son ami Lou, que faz clara referência à obra de Hergé. Apesar disso, o autor continua sua saga, e depois de lançar em novembro de 2009 os títulos "Les Poils mystérieux" e "L’ire noire", agora publica um novo volume: "L’affaire tourne au sale".
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Em fevereiro de 2009, a Moulinsart exigiu a proibição da série, a destruição de todas os volumes em estoque, e acusou o editor e o parodista de falsificação, plágio, adaptação literária e parasitismo. Em julho, o caso foi a tribunal, e o autor foi absolvido das acusações de falsificação, plágio e adaptação literária. Porém, Gordon Zola e sua editora, a Léopard Démasqué, foram condenados por parasitismo, e tiveram de pagar uma quantia de 40.000 euros aos herdeiros de Hergé, em compensação ao prejuízo econômico supostamente causado. O parodista recorreu da decisão em outubro de 2009, e um novo julgamento foi programado para maio de 2010.

A editora Leopard Masqué, que foi processada depois de publicar a série de paródias "Les Aventures de Saint-Tin et son ami Lou" (à esquerda, o último volume lançado), falou em comunicado sobre o risco de falência imposto pela Moulinsart S.A.: "Na tentativa de proibição da série 'Saint-Tin et son ami Lou', do escritor Gordon Zola, sob o pretexto de que ele pirateou a obra de Hergé, as edições Moulinsart e seu chefe Nick Rodwell, o segundo marido da herdeira, não hesitam em acionar todas as medidas legais para levar a empresa do autor à falência", denunciou a editora. "Após a invasão da polícia armada na gráfica e na distribuidora há um ano atrás, foi a vez dos oficiais de justiça. Bens da empresa foram confiscados e contas bancárias bloqueadas, para recuperar 46.196,41 euros de indenização. Desta vez é o fim!", alerta o Léopard Masqué. Em carta ao ministro da cultura, Gordon Zola, fundador da editora, escreveu: "A paródia é um direito. O tribunal reconheceu o conceito de paródia para a série de Saint-Tin. (...) Se o recurso confirma a primeira instância, a paródia está agora proibida na França".

Para saber tudo sobre o caso, clique aqui.
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

Les Aventures de Saint-Tin et son ami Lou (Gordon Zola) Empty Re: Les Aventures de Saint-Tin et son ami Lou (Gordon Zola)

Mensagem  Britto Sex Mar 25, 2011 4:42 pm

Paródia de Tintim é autorizada pela Justiça francesa

Em recente decisão, a Corte de Apelação de Paris afirmou que a coleção "Les aventures de Saint-Tin et son ami Lou", de Gordon Zola, não constitui violação dos direiros autorais ou pararisismo.

A Moulinsart S.A. havia pedido a proibição dos livros, publicados pela Le Léopard Démasqué (selo da editora Arconsil), mas numa rara atitude, o tribunal foi favorável ao réu. 'As Aventuras de Saint-Tin' obra faz referência à criação de Hergé em seus títulos e capas, além de trazer personagens que lembram os protagonistas das aventuras de Tintim, como um repórter aventureiro e seu animal de estimação (um papagaio), um velho capitão, um cientista e dois detetives idênticos.

Para o tribunal, "Saint-Tin" se encaixa na exceção concedida pelo Código da Propriedade Intelectual, presente na legislação francesa, que permite a publicação legal de paródias. Em primeira instância, o tribunal havia condenado o editor por parasitismo. Desta vez, a corte de apelação não só foi favorável ao acusado como condenou a Moulinsart e a Fanny Rodwell (viúva e herdeira universal dos direitos de Hergé) a pagar 10 mil euros de indenização à editora, em razão das perdas de venda que sofreu e do dano causado à sua imagem.

http://www.tintimportintim.com/2011/03/rapidinhas-tintim-por-tintim-marco.html
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos