Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quick e Flupke

4 participantes

Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Quick e Flupke

Mensagem  Britto Sex Ago 06, 2010 2:54 pm

Les Exploites de Quick et Flupke ("As façanhas de Quim e Filipe") começaram a ser publicadas em 23 de janeiro de 1930, no 4º número do suplemento infanto-juvenil Le Petit Vingtième. A dupla de moleques travessos foi criada por Hergé, pai de Tintim, e teve cerca de 310 episódios de duas páginas publicados semanalmente até 1940 - data da invasão dos alemães na Bélgica, quando o XXème foi cancelado. As peripécias dos gamins de Bruxelas também passaram pelas revistas Le Soir Jeunesse e Tintin.

Depois da Segunda Guerra Mundial, as HQs, originalmente em preto e branco, foram coloridas e compiladas em 11 álbuns, lançados de 1949 a 1969. Entre 1985 e 1991, depois da morte de Hergé - que abandonou a série para dedicar à sua obra mais lucrativa, Tintim -, as historinhas foram retocadas por Johan de Moor - filho de Bob de Moor - e relançadas em 12 volumes pela Casterman. O primeiro deles, "Haute Tension" (1985), foi concebido pelo próprio Johan, e não pelo verdadeiro pai dos persongens.

Em português, Quim e Filipe só apareceram em 1941, quando o Diabrete, revista infanto-juvenil de Portugal, começou a publicar suas aventuras traduzidas. Na época, as HQs eram conhecidas pelo título "Tropelias do Trovão e do Relâmpago". Só na década de 1980 surgiu o nome aportuguesado dos personagens, quando a Difusão Verbo lançou os 12 álbuns oficiais numa coleção intitulada 'Aventuras e Desventuras de Quim e Filipe'. Os álbuns foram re-editados em 2000, mas nunca chegaram a ser lançados no Brasil, onde os personagens são praticamente desconhecidos.

Curiosidades

.: Quim e Filipe fizeram curtas 'participações especiais' nos álbuns de Tintim. Em "Tintim no Congo", os meninos aparecem logo no primeiro quadrinho, onde o repórter embarca no trem para a África. A cena pode ser vista em ambas as edições do álbum - a de 1931, em preto-e-branco, e a de 1946, colorida. Veja a imagem à direita.

.: Quim e Filipe também aparecem rapidamente em "A Estrela Misteriosa", possivelmente em "As 7 Bolas de Cristal" (onde aprontam uma com o Capitão) e na contra-capa de edições antigas dos álbuns de Tintim, onde (aparentemente) estão prestes a atirar com um estilingue na garrafa de uísque do Capitão Haddock.

.: O nome do personagem Filipe, Flupke no original, vem do dialeto brabanção, e significa Filipito.

.: Assim como aconteceu no caso de "Tintim no País dos Sovietes", quando a aventura de "Tintim no Congo" foi concluída, o Petit XXème providenciou que um jovem se vestisse a caráter para encenar a chegada do repórter a Bruxelas. Em 9 de julho de 1931, enquanto Henry Dendoncker interpretava o repórter recém-chegado da África, dois meninos apareceram caracterizados como Quim e Filipe.

.: Assim como Tintim, Quim e Filipe também fizeram sucesso fora do papel. Apesar de não ter recebido tanta repercussão mundial como seu "irmão mais velho", a dupla foi estrela de uma série animada, produzida na década de 1980 com supervisão dos Estúdios Hergé. No total foram 260 episódios, cada um com um minuto de duração.

Mais em: http://www.tintimportintim.com/2010/01/quim-e-filipe-80-anos-de-travessuras.html


Última edição por Britto em Qui Nov 28, 2013 6:17 pm, editado 1 vez(es)
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Re: Quick e Flupke

Mensagem  Abdallah Qui Nov 04, 2010 11:13 am

Britto escreveu: Quim e Filipe também aparecem rapidamente em "A Estrela Misteriosa", possivelmente em "As 7 Bolas de Cristal" (onde aprontam uma com o Capitão) e na contra-capa de edições antigas dos álbuns de Tintim, onde (aparentemente) estão prestes a atirar com um estilingue na garrafa de uísque do Capitão Haddock.

Britto, será que é possível que Quim e Filipe apareçam também na série animada da Nelvana? Para falar a verdade acho meio difícil, mas como a série tem algumas curiosidades e homenagens bem interessantes, talvez isso possa ter acontecido...

Entre os personagens "menos conhecidos" criados por Hergé, Quim e Filipe são os meus favoritos. Simpatizei com eles de cara, quando li aquele post no seu blog.

Aliás, postei um vídeo no tópico "Vídeos e Curiosidades", da área "Além de Tintim", que mostra um "clipe" com algumas das travessuras bem loucas deles. Bem bacana!
Abdallah
Abdallah

Mensagens : 260
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 34

http://bloganexosecreto.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Re: Quick e Flupke

Mensagem  Fred J Burnay Qua Dez 01, 2010 6:25 pm

Não há duvidas que Quim e Filipe são as pesonagens do tópico "Criações de Hergé" que se destacam mais, apesar de não serem muito conhecidos mas eu adoro, tenho metade da colecção (são 12 albúns penso eu, e eu tenho 6)...
Só falta no tópico as aventuras de Joana, João e do macaco Simão..

Wink

Fred J Burnay
Moderador

Mensagens : 895
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 31
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Re: Quick e Flupke

Mensagem  Abdallah Qui Dez 02, 2010 4:52 pm

Fred J Burnay escreveu:Não há duvidas que Quim e Filipe são as pesonagens do tópico "Criações de Hergé" que se destacam mais, apesar de não serem muito conhecidos mas eu adoro, tenho metade da colecção (são 12 albúns penso eu, e eu tenho 6)...
Só falta no tópico as aventuras de Joana, João e do macaco Simão..

Wink
Fred, em Portugal ainda há álbuns de "Quim e Filipe" à venda, ou só edições mais antigas fora de catálogo atualmente? Question
Abdallah
Abdallah

Mensagens : 260
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 34

http://bloganexosecreto.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Re: Quick e Flupke

Mensagem  KOR Qui Dez 02, 2010 4:59 pm

Fred J Burnay escreveu:Não há duvidas que Quim e Filipe são as pesonagens do tópico "Criações de Hergé" que se destacam mais, apesar de não serem muito conhecidos mas eu adoro, tenho metade da colecção (são 12 albúns penso eu, e eu tenho 6)...
Só falta no tópico as aventuras de Joana, João e do macaco Simão..

Wink

Como o Britto disse nas curiosidades, Quim e Felipe de fato aparecem na contra-capa dos albuns da Record.Além deles, Joana, João e o macaco Simão também aparecem!Aliás, essa contra-capa é muito bacana, irei colocá-la ao final do álbum o Lago dos Tubarões.

Falta só Castafiore, porque tem direito até ao hidroavião de O Caranguejo da Tenazes de Ouro haha
KOR
KOR

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/07/2010
Idade : 30
Localização : Sildávia

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Re: Quick e Flupke

Mensagem  Abdallah Qui Dez 02, 2010 5:06 pm

KOR~Administrador escreveu:
Fred J Burnay escreveu:Não há duvidas que Quim e Filipe são as pesonagens do tópico "Criações de Hergé" que se destacam mais, apesar de não serem muito conhecidos mas eu adoro, tenho metade da colecção (são 12 albúns penso eu, e eu tenho 6)...
Só falta no tópico as aventuras de Joana, João e do macaco Simão..

Wink

Como o Britto disse nas curiosidades, Quim e Felipe de fato aparecem na contra-capa dos albuns da Record.Além deles, Joana, João e o macaco Simão também aparecem!Aliás, essa contra-capa é muito bacana, irei colocá-la ao final do álbum o Lago dos Tubarões.

Falta só Castafiore, porque tem direito até ao hidroavião de O Caranguejo da Tenazes de Ouro haha
KOR, acho que já sei do que você está falando. É uma contra-capa que conta com elementos de vários álbuns de "As Aventuras de Tintim" e que tem uma indicação para os consumidores adquirirem a coleção completa de álbuns e também os livros de colorir? Question Quando o Darthrafael upou "O Mistério do Tosão de Ouro" ele colocou também uma contra-capa parecida com esta que você descreveu. Smile


Última edição por Abdallah em Qui Dez 02, 2010 5:13 pm, editado 1 vez(es)
Abdallah
Abdallah

Mensagens : 260
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 34

http://bloganexosecreto.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Re: Quick e Flupke

Mensagem  KOR Qui Dez 02, 2010 5:11 pm

Abdallah escreveu:
KOR~Administrador escreveu:
Fred J Burnay escreveu:Não há duvidas que Quim e Filipe são as pesonagens do tópico "Criações de Hergé" que se destacam mais, apesar de não serem muito conhecidos mas eu adoro, tenho metade da colecção (são 12 albúns penso eu, e eu tenho 6)...
Só falta no tópico as aventuras de Joana, João e do macaco Simão..

Wink

Como o Britto disse nas curiosidades, Quim e Felipe de fato aparecem na contra-capa dos albuns da Record.Além deles, Joana, João e o macaco Simão também aparecem!Aliás, essa contra-capa é muito bacana, irei colocá-la ao final do álbum o Lago dos Tubarões.

Falta só Castafiore, porque tem direito até ao hidroavião de O Caranguejo da Tenazes de Ouro haha
KOR, acho que já sei do que você está falando. É uma contra-capa que conta com elementos de vários álbuns de "As Aventuras de Tintim" e que tem uma indicação para os consumidores adquirirem a coleção completa de álbuns e também os livros de colorir? Question Quando o Darthrafel upou "O Mistério do Tosão de Ouro" ele colocou também uma contra-capa parecida com esta que você descreveu. Smile

Perfeitamente.Como pode observar, consta também uma homanagem a Quim e Felipe como o Britto falou e a Joana, João e o Macaco Simão.A propaganda varia de álbum para álbum na verdade Laughing
KOR
KOR

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/07/2010
Idade : 30
Localização : Sildávia

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Re: Quick e Flupke

Mensagem  Britto Qui Dez 02, 2010 10:27 pm

A imagem que aparece na contra-capa das edições antigas de Tintim é esta:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Não sei por que raios as edições recentes não trazem esta imagem tão emblemática.
Na versão da Cia das Letras, por exemplo, só aparecem as capas dos 24 álbuns... Neutral
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Re: Quick e Flupke

Mensagem  Abdallah Sex Dez 03, 2010 10:17 am

Britto escreveu:A imagem que aparece na contra-capa das edições antigas de Tintim é esta:
Não sei por que raios as edições recentes não trazem esta imagem tão emblemática.
Na versão da Cia das Letras, por exemplo, só aparecem as capas dos 24 álbuns... Neutral
Muito bonita esta imagem. É bacana ficar tentando encontrar os elementos dos diferentes álbuns de Tintim e das demais criações de Hergé.

Já notei que as versões da Cia das Letras são as mais, digamos, "simples" entre todas as já lançadas. Mas como são as únicas ainda presentes à venda nos sites e lojas mais tradicionais, obviamente acabam sendo as mais vendidas.
Abdallah
Abdallah

Mensagens : 260
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 34

http://bloganexosecreto.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Re: Quick e Flupke

Mensagem  KOR Sex Dez 03, 2010 6:03 pm

Abdallah escreveu:
Britto escreveu:A imagem que aparece na contra-capa das edições antigas de Tintim é esta:
Não sei por que raios as edições recentes não trazem esta imagem tão emblemática.
Na versão da Cia das Letras, por exemplo, só aparecem as capas dos 24 álbuns... Neutral
Muito bonita esta imagem. É bacana ficar tentando encontrar os elementos dos diferentes álbuns de Tintim e das demais criações de Hergé.

Já notei que as versões da Cia das Letras são as mais, digamos, "simples" entre todas as já lançadas. Mas como são as únicas ainda presentes à venda nos sites e lojas mais tradicionais, obviamente acabam sendo as mais vendidas.

De fato foi grande a sorte da Cia das Letras, principalmente agora com os lançamentos de box, porque até então Tintim tinha sua fama, mas não era tanta.Com os filmes agora vai explodir as vendas!
KOR
KOR

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/07/2010
Idade : 30
Localização : Sildávia

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Re: Quick e Flupke

Mensagem  Fred J Burnay Sáb Dez 04, 2010 4:24 am

Abdallah escreveu:
Fred J Burnay escreveu:Não há duvidas que Quim e Filipe são as pesonagens do tópico "Criações de Hergé" que se destacam mais, apesar de não serem muito conhecidos mas eu adoro, tenho metade da colecção (são 12 albúns penso eu, e eu tenho 6)...
Só falta no tópico as aventuras de Joana, João e do macaco Simão..

Wink
Fred, em Portugal ainda há álbuns de "Quim e Filipe" à venda, ou só edições mais antigas fora de catálogo atualmente? Question

Sei que ainda há albúns de Quim e Filipe á venda mas é dificil encontrá-los... O único sitio onde eu já vi todos os albúns de "Quim e Filipe" foi nuna biblioteca... Em relação ás edições mais antigas fora de catálogo creio que não existem á venda cá em Portugal (as edições e preto e braco, certo?)

Fred J Burnay
Moderador

Mensagens : 895
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 31
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Re: Quick e Flupke

Mensagem  Abdallah Sáb Dez 04, 2010 5:17 pm

KOR~Administrador escreveu: De fato foi grande a sorte da Cia das Letras, principalmente agora com os lançamentos de box, porque até então Tintim tinha sua fama, mas não era tanta.Com os filmes agora vai explodir as vendas!
A Cia das Letras vai fazer a festa com a estreia do filme. Exclamation

Fred J Burnay escreveu:
Sei que ainda há albúns de Quim e Filipe á venda mas é dificil encontrá-los... O único sitio onde eu já vi todos os albúns de "Quim e Filipe" foi nuna biblioteca... Em relação ás edições mais antigas fora de catálogo creio que não existem á venda cá em Portugal (as edições e preto e braco, certo?)
Me referia a edições mais antigas - não necessariamente em preto e branco - que são difíceis de achar nas lojas, exatamente pela época em que foram lançadas. Smile

Seria muito bom se lançassem os álbuns de "Quim e Filipe" aqui no Brasil... Exclamation
Abdallah
Abdallah

Mensagens : 260
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 34

http://bloganexosecreto.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Re: Quick e Flupke

Mensagem  Fred J Burnay Qua Mar 09, 2011 11:03 am

Abdallah escreveu:
KOR~Administrador escreveu: De fato foi grande a sorte da Cia das Letras, principalmente agora com os lançamentos de box, porque até então Tintim tinha sua fama, mas não era tanta.Com os filmes agora vai explodir as vendas!
A Cia das Letras vai fazer a festa com a estreia do filme. Exclamation

Fred J Burnay escreveu:
Sei que ainda há albúns de Quim e Filipe á venda mas é dificil encontrá-los... O único sitio onde eu já vi todos os albúns de "Quim e Filipe" foi nuna biblioteca... Em relação ás edições mais antigas fora de catálogo creio que não existem á venda cá em Portugal (as edições e preto e braco, certo?)
Me referia a edições mais antigas - não necessariamente em preto e branco - que são difíceis de achar nas lojas, exatamente pela época em que foram lançadas. Smile

Seria muito bom se lançassem os álbuns de "Quim e Filipe" aqui no Brasil... Exclamation

Essas edições mais antigas já não se vendem mesmo, só se for numa feira de antiguidades tongue

Espero que em breve no Brasil se lançassem os álbuns de "Quim e Filipe" e também os álbuns de "Joana, Joana de o macaco Simão"! Qualquer criação de Hergé vale sempre a pena ver Very Happy

Fred J Burnay
Moderador

Mensagens : 895
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 31
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Quick e Flupke no Brasil!

Mensagem  Britto Qui Out 31, 2013 11:32 pm

A editora Globo Livros Graphics lança em novembro, no Brasil, o álbum em quadrinhos "As Diabruras de Quick e Flupke - vol. 1" (Les Exploits de Quick et Flupke - vol. 1), de Hergé. Criadas pelo pai de Tintim em 1930, as peripécias dos pequenos garotos de Bruxelas já foram publicadas em português como "Aventuras e Desventuras de Quim e Filipe", mas nunca por uma editora brasileira.

A edição nacional marca os 30 anos da morte de Hergé, e o segundo número está previsto para 2014. Serão dois volumes com a coleção completa. Com formato um pouco menor que os álbuns de Tintim lançados pela Cia das Letras (aliás, é uma surpresa a editora não ter publicado o título), 21 x 28 cm, o volume de 184 páginas é vendido por R$ 39,90. Veja a capa abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Leia o artigo completo, incluindo curiosidades sobre a criação da série, aqui: http://www.tintimportintim.com/2013/10/quick-e-flupke-album-inedito-de-herge.html
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quick e Flupke Empty Re: Quick e Flupke

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos