Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Castelo de Moulinsart

5 participantes

Ir para baixo

Castelo de Moulinsart Empty Castelo de Moulinsart

Mensagem  Antóniosal Qui Mar 29, 2012 8:38 pm

O Castelo de Moulinsart fica em França?

O meu avô sempre disse que sim, mas como ele já morreu, já não lhe posso perguntar por que ele achava isso.

Tudo aponta para que o capitão Haddock seja francês:
-O seu antepassado ( Francisco de Hadoque ) era francês ( viveu no reinado de Luiz XIV );
-O capitão Haddock é almirante reformado da marinha mercante francesa;
-Num livro ( não me recordo qual ) ele canta uma música tipo assim: Somos filhos da Gália... .
-O Capitão Haddock é dono do castelo de Moulinsart que pertenceu ao seu antepassado.

Eu pessoalmente acho que o castelo de Moulinsart é em França.
Gostava que me pudessem esclarecer a dúvida.

Francisco de Hadoque trabalhava para o rei Luiz XIV de França que lho doou o castelo, logo o mais provável é ser em França.

Cumprimentos;
Antóniosal
Antóniosal
Antóniosal

Mensagens : 52
Data de inscrição : 28/03/2012
Localização : Estoril, Cascais, Lisboa, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Moulinsart Empty Re: Castelo de Moulinsart

Mensagem  Britto Qui Mar 29, 2012 10:14 pm

Hergé nunca deixou explícito qual seria o país em que Tintim morava. Também não é declarado em nenhum dos álbuns qual o país onde o castelo se localiza, mas pra mim, tudo indica que não fica na França.

Um dos indícios principais é a farda dos policiais que vão até Moulinsart no álbum "O Caso Girassol". É o mesmo modelo de uniforme utilizado pelos policiais belgas na época. Portanto, acredita-se que Moulinsart fica na Bélgica, terra natal de Hergé. Não necessariamente em Bruxelas, pois, supondo-se que seja esta a cidade em que vive Tintim, o repórter tem que pegar um trem (ou moto) para chegar até lá...

No fundo, acredito que isso não pode ser confirmado, pois parece que a intenção de Hergé era fazer com que o país de Tintim fosse familiar a qualquer povo, em qualquer país... da Europa, pelo menos.
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Moulinsart Empty Re: Castelo de Moulinsart

Mensagem  lilisoft Sex Mar 30, 2012 6:56 am

Britto escreveu:Hergé nunca deixou explícito qual seria o país em que Tintim morava. Também não é declarado em nenhum dos álbuns qual o país onde o castelo se localiza, mas pra mim, tudo indica que não fica na França.

Um dos indícios principais é a farda dos policiais que vão até Moulinsart no álbum "O Caso Girassol". É o mesmo modelo de uniforme utilizado pelos policiais belgas na época. Portanto, acredita-se que Moulinsart fica na Bélgica, terra natal de Hergé. Não necessariamente em Bruxelas, pois, supondo-se que seja esta a cidade em que vive Tintim, o repórter tem que pegar um trem (ou moto) para chegar até lá...

No fundo, acredito que isso não pode ser confirmado, pois parece que a intenção de Hergé era fazer com que o país de Tintim fosse familiar a qualquer povo, em qualquer país... da Europa, pelo menos.

Eu só sei que Tintin é da Bélgica, pois em "Tintin no país dos Sovieticos", quando volta para casa, ele diz" Estamos de voltar á nossa Terra Natal" (eles iam para Bruxelas), pois isso...
Mas o Haddock não sei. O seu nome parece-me muito arabe. É claro que os Franceses já tinham conquistado o Norte da França e Haddock ter nascido lá como Francês! mas desse assunto não sei muito
lilisoft
lilisoft

Mensagens : 125
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 26
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Moulinsart Empty Re: Castelo de Moulinsart

Mensagem  Fred J Burnay Sex Mar 30, 2012 9:01 am

É curioso, pois eu também ia fazer a mesma pergunta da localização de Moulinsart Laughing Razz

Na minha opinião, o Castelo deve ficar em França, mas talvez perto da fronteira que divide a Bélgica da França... Como o Rei Luís XIV era de França, e foi ele que ofereceu o Castelo de Moulinsart ao Cavaleiro de Haddock, o mais provável é Moulinsart ser mesmo na França, a não ser que esse rei tivesse um Castelo na Bélgica...


Fred J Burnay
Moderador

Mensagens : 895
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 30
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Moulinsart Empty Re: Castelo de Moulinsart

Mensagem  Antóniosal Sex Mar 30, 2012 10:25 am

Fred J Burnay escreveu:É curioso, pois eu também ia fazer a mesma pergunta da localização de Moulinsart Laughing Razz

Na minha opinião, o Castelo deve ficar em França, mas talvez perto da fronteira que divide a Bélgica da França... Como o Rei Luís XIV era de França, e foi ele que ofereceu o Castelo de Moulinsart ao Cavaleiro de Haddock, o mais provável é Moulinsart ser mesmo na França, a não ser que esse rei tivesse um Castelo na Bélgica...


Mas o rei Luiz XIV de França era anterior a Napoleão e a Bélgica só existiu depois de Napoleão Neutral
Antóniosal
Antóniosal

Mensagens : 52
Data de inscrição : 28/03/2012
Localização : Estoril, Cascais, Lisboa, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Moulinsart Empty Re: Castelo de Moulinsart

Mensagem  Fred J Burnay Sex Mar 30, 2012 1:21 pm

Não sabia disso... Mas então como se chamava a Bélgica antes de Napoleão Question

Fred J Burnay
Moderador

Mensagens : 895
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 30
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Moulinsart Empty Re: Castelo de Moulinsart

Mensagem  Antóniosal Sex Mar 30, 2012 8:50 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Estava integrada nos países baixos, mas têm aqui um mapa de antes da invasões napoleónicas. ( ano de 1800 )
Antóniosal
Antóniosal

Mensagens : 52
Data de inscrição : 28/03/2012
Localização : Estoril, Cascais, Lisboa, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Moulinsart Empty Re: Castelo de Moulinsart

Mensagem  André L. Sáb Mar 31, 2012 11:38 am

Este tópico não deveria estar em "As Aventuras de Tintim"?
André L.
André L.

Mensagens : 265
Data de inscrição : 06/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Moulinsart Empty Re: Castelo de Moulinsart

Mensagem  Antóniosal Sáb Mar 31, 2012 12:47 pm

http://www.tintin.com/googleearth/WebFR.php#

Possível localização do castelo de Moulinsart


Última edição por Britto em Sáb Mar 31, 2012 12:56 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Edição do link.)
Antóniosal
Antóniosal

Mensagens : 52
Data de inscrição : 28/03/2012
Localização : Estoril, Cascais, Lisboa, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Moulinsart Empty Re: Castelo de Moulinsart

Mensagem  lilisoft Sex Abr 06, 2012 5:24 am

Mas a Belgica não fez parte da França (tal como a Holanda/Países Baixos)?
lilisoft
lilisoft

Mensagens : 125
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 26
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Moulinsart Empty Re: Castelo de Moulinsart

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos