Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ÁLBUM: Tintim no Congo

+10
Bianca Castafiore
Tatyana
marcos gaffree
Fred J Burnay
Abdallah
tintinofilo_pedro
tintim
KOR
Irma
Britto
14 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 3 Empty O FIM DA NOVELA!

Mensagem  Britto Seg Fev 13, 2012 9:31 pm

Finalmente chegou ao fim uma novela que tem se arrastado por anos. Um tribunal belga rejeitou o pedido de proibição do álbum "Tintim no Congo", acusado de infringir as leis contra o racismo na Europa. O álbum foi o segundo produzido por Hergé, no início da década de 1930, e narra as peripécias de Tintim na ex-colônia belga, incluindo encontros com traficantes de diamantes, nativos, caçadores e animais selvagens.

O tribunal de Bruxelas disse em primeira instância que não acreditava que a edição de 1946 de "Tintim no Congo" tinha a intenção de incitar ao ódio racial, um critério que é levado em conta ao decidir se algo infringiu as leis de racismo belgas. A decisão foi emitida na noite da última sexta-feira, 10 de fevereiro.

Em 2007, o ativista congolês Bienvenu Mbutu Mondondo (foto) iniciou procedimentos legais para obter a proibição do livro, argumentando que ele retratava os africanos de forma racista. Mas o tribunal belga alegou que o livro de 1946 foi criado em uma época em que ideias coloniais prevaleciam. Não há provas de que Hergé, que morreu em 1983, tenha tido a intenção de incitar ao racismo, disse.

"Está claro que nem a história, nem o fato de que foi posta à venda, tem o objetivo de... criar um ambiente humilhante, degradante, hostil ou intimidador", disse o tribunal em seu julgamento.

Mas o advogado de Mbutu Mondondo disse que apelaria. "O sr. Mbutu levará esse caso adiante o máximo que conseguir", disse o advogado Ahmed L'Hedim à Reuters. Será que a novela terá continuação?

http://www.tintimportintim.com/2012/02/caso-tintim-no-congo-o-fim-da-novela.html
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 3 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  dimidias Qui Fev 16, 2012 4:37 pm

Achei desnecessária essa história ter ido tão longe assim, mas não vou mentir que olhando as edições antigas meio que me incomodou a maneira como os negros foram desenhados, lembrando mais um animal do que uma pessoa. Isso não só em Tintim no Congo, mas também em outros álbuns onde aparecem negros (como em Tintim na América, que foi mostrado nos especias realizados no Tintim por Tintim).
dimidias
dimidias

Mensagens : 95
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 31
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 3 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Fred J Burnay Sex Fev 17, 2012 11:46 am

dimidias escreveu:Achei desnecessária essa história ter ido tão longe assim, mas não vou mentir que olhando as edições antigas meio que me incomodou a maneira como os negros foram desenhados, lembrando mais um animal do que uma pessoa. Isso não só em Tintim no Congo, mas também em outros álbuns onde aparecem negros (como em Tintim na América, que foi mostrado nos especias realizados no Tintim por Tintim).
Ao menos Hergé conseguiu corrigir isso quando redesenhou os álbuns... Mas tenho de concordar contigo dimidias

Fred J Burnay
Moderador

Mensagens : 895
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 30
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 3 Empty Re:ÁLBUM:Tintim no Congo

Mensagem  abdallahnoouronegro Sáb Jun 09, 2012 8:51 pm

Eu acho que essa história já foi muito longe!Acho que devem apenas colocar a tarja!Nos dias de hoje,qualquer coisa esta sendo considerada racista!Essa obra foi escrita a muito tempo e devemos considerar isso Mad

abdallahnoouronegro

Mensagens : 60
Data de inscrição : 26/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 3 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Britto Qui Set 27, 2012 11:05 pm

Tintim é censurado na Suécia...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E no Brasil tem gente querendo censurar as obras de Monteiro Lobato.

Saiba mais: http://www.tintimportintim.com/2012/09/tintim-e-censurado-na-suecia.html
Britto
Britto
Moderador

Mensagens : 1829
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.tintimportintim.com

Ir para o topo Ir para baixo

ÁLBUM: Tintim no Congo - Página 3 Empty Re: ÁLBUM: Tintim no Congo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos